Aconteceu em Teixeira de Freitas, entre os dias 21 e 22 de Março, o curso de Elaboração de Projetos Culturais. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e ministrada pela equipe do projeto Qualicultura/Sebrae, fruto da parceria entre as duas instituições com o objetivo de promover a qualificação de empreendimentos, estimular a profissionalização de seus agentes e disseminar informações para um maior engajamento do setor criativo no estado.
Cerca de 40 pessoas participaram da oficina, sendo que o público foi composto por dirigentes municipais, artistas, pesquisadores, representantes de associações e professores oriundos de 8 das 13 cidades que compõem o Território. O curso teve carga horária de 16 horas e apresentou técnicas atuais, metodologia dinâmica e de fácil compreensão que agradou todos os presentes.
Para Dilson Brandão, Diretor de Cultura de Itamaraju, o curso foi de extrema importância, pois é necessário se capacitar para poder oferecer um melhor atendimento aos artistas que pretendem escrever projetos para os mais diversos editais que são lançadas quase que diariamente.
Participar do curso de Elaboração de Projetos Culturais foi traduzido pela artesã Emanuela Martins como sinônimo de oportunidade. “ Além da integração com profissionais da área, o curso oportuniza novos caminhos, como captação de recursos junto ao governo e as empresas privadas, é um aprendizado que pode mudar o rumo dos nossos negócios,” disse Emanuela.
O Representante Territorial da Cultura da Secult, Junieques Santos, que foi responsável pela articulação do curso, comemorou o sucesso da oficina: “A comunidade do Extremo Sul tem compreendido que é necessário se capacitar cada vez mais para poder ter acesso aos recursos disponíveis nos editais(...), não adianta ficar em casa esperando o recurso cair do céu, tem que participar!” finaliza Junieques.
O curso ainda teve apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através do Departamento de Cultura, e da Unopar.
Com informações de Fernanda Barros - Noticia Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário